Cabeçalho

Cabeçalho

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Retrospecto Brasileiro nas Olimpíadas de Londres

A participação do Brasil nas Olimpíadas de Londres começou bem com ouro e bronze no judô com Sarah Menezes e Felipe Kitadai, e prata para o nadador Thiago Pereira nos 400m. Porém a expectativa de mais medalhas de ouro com a natação não passou de sonho, nossos nadadores não estavam à altura dos adversários.
Os atletas brasileiros considerados candidatos a medalhistas foram sendo eliminados, como o ginasta Diego Hipólito e os judocas Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Rafaela Silva. Nos últimos dias da competição de judô, o Brasil voltou a subir no pódio com Mayara Aguiar e Rafael "Baby" Silva, ambos com o bronze.
Roberto Scheidt, o maior medalhista do Brasil com cinco pódios, conquistou o bronze. O ginasta Arthur Zanetti deu show nas argolas e garantiu o ouro inédito superando nada menos que Chen Yibing, tetra campeão mundial.
Uma das maiores decepções veio nos esportes coletivos, onde o único ouro veio com o vôlei feminino que venceu os Estados Unidos, o masculino obteve a prata após ser derrotado de virada pela Russia. No volei de praia Alison e Emanuel ficaram com a prata, a dupla feminina formada por Larissa e Juliana acabaram com o bronze. O futebol masculino novamente frustou o povo brasileiro e segue sem o ouro ao perder a final para o México, já a seleção feminina de futebol foi eliminada nas quartas de final.
Após 44 anos sem medalhas, o boxe olímpico brasileiro conquistou uma prata com Esquiva Falcão e dois bronzes com Adriana Araújo (na estréia do boxe feminino nas olimpíadas) e Yamaguchi Falcão. Esquiva chegou a primeira final olímpica do Brasil no boxe. 
No atletismo o Brasil foi só decepção. Yane Marques terminou em terceiro no pentatlo moderno trazendo o bronze no último dia dos Jogos Olímpicos de Londres.
A delegação brasileira foi composta por 259 atletas, sendo, 136 homens e 123 mulheres que disputaram 32 modalidades olímpicas.
Apesar do recorde do brasileiro nos jogos com 17 medalhas (lembrando que foram apenas 3 de ouro), um país com 193 milhões de habitantes atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia não pode  contentar-se com essa humilde participação, ficando atrás de países como Cazaquistão e Jamaica.


João Luis M. Ferreira
Carolina Araujo Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário