Cabeçalho

Cabeçalho

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diabetes Mellitus Gestacional

As formas mais frequentes de diabetes mellitus são: DM tipo 1 (DM1), DM tipo 2 (DM2) e DM gestacional (DMG). A DM1 é uma doença autoimune na qual o pâncreas não produz insulina, inviabilizando a entra de glicose nas células que seria utilizada como substrato energético. No DM2, o pâncreas não produz insulina em quantidades suficientes ou o organismo é incapaz de aproveitar adequadamente a insulina secretada. Existe também o DM gestacional, caracterizado por qualquer grau de intolerância à glicose com a primeira detecção durante a gravidez.
Para reduzir as repercussões do diabetes,o ideal é o controle da glicemia materna. A associação dieta e insulina é o recurso terapêutico mais utilizado tradicionalmente para controlar a glicemia. A prática de exercício físico associado a dieta passou a ser o primeiro passo na terapia antidiabética no binômio diabete e gravidez. De modo geral, a atividade física regular melhora o desempenho cardíaco, reduz o índice de gordura corporal e a retenção hídrica, facilita o controle glicêmico e melhora o prognóstico perinatal. Os hormônios sexuais apresentam importante papel no controle glicêmico e no metabolismo de insulina, visto que muitas mulheres apresentam tolerância reduzida à glicose no final da gravidez.
A literatura evidencia que gestantes diabéticas submetidas a exercício físico (bicicleta ergométrica de membros superiores) e dieta, após 6 semanas, apresentaram melhor capacidade cardiovascular, níves de glicemia de jejum normal e menores picos de glicemia pós-prandial. Muitas conseguiram alcançar níveis de glicose normais e foram capazes de manter um bom controle glicêmico sem o uso de insulina.
Um programa de caminhada foi aplicada em gestantes diabéticas de três a quatro sessões por semana. Esta caminhada iniciou com 25 minutos de exercício com aumento de 2 minutos a cada semana até alcançar 40 minutos, sendo esse tempo mantido até o parto. A glicemia foi determinada na primeira e na última semana do programa de caminhada. Foi observada queda significativa da concentração de glicose capilar no início e no fim do programa. Dentre as gestantes que praticaram o exercício, algumas apresentaram hipoglicemia após a sessão de exercício, isso pode ser resultado de uma alimentação ou aplicação de insulina antes da prática do exercício. Sendo assim é recomendado que mulheres com DMG que participam de um programa de exercício deveriam comer uma hora antes do treinamento.
Vários tipos de aparelhos e exercícios foram testados durante a gestação, dentre eles a bicicleta ergométrica vertical, esteira ergométrica, remo, bicicleta ergométrica horizontal (com encosto) e ergométrica para os membros superiores. A bicicleta convencional causou maior propensão a contrações uterinas. Assim como a caminhada com passos mais acelerados, os demais exercícios mostraram-se seguros, sendo o de bicicleta ergométrica de membros superiores o mais satisfatório.

Fonte: CORVINO, S. B. et al. Efeito do exercício físico sobre os hormônios sexiais na gestação diabética: atualização de literatura. Rev. Bras. de Fisiologia do Exercício - vol.12, n°02 - mar/abr, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário