Cabeçalho

Cabeçalho

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Agachamento

Ouvimos todos os tipo de desculpas sobre o porque de não fazer o agachamento. O agachamento é um exercício mais funcional para a vida diária. Basta pensar em quantas vezes por dia você agacha: quando você se senta em uma cadeira, quando você se abaixar para pegar algo ou seu filho no chão.
O agachamento trabalha os maiores músculos do seu corpo: o quadríceps (frente da coxa), adutores (parte interna das coxas), glúteos (nádegas), isquiotibiais (parte posterior da coxa), o complexo gastrocnêmico/ sóleo (panturrilha) e os eretores da coluna (região lombar). Não há muitos outros exercícios que podem fazer tanto em um único movimento. Além disso o agachamento pode ajudá-lo a desenvolver flexibilidade em torno de seus quadris e panturrilhas quando você consegue uma adequada forma e aumentar gradualmente a sua gama de movimento.
Aqui está uma boa notícia, o agachamento queima calorias e estimula o sistema cardiovascular a um grau excepcional. Você não só vai queimar calorias durante o agachamento, mas também vai queimar mais calorias nas 24 horas após.
Ainda tem um bônus extra, especialmente para as mulheres: o potencial de aumentar a densidade óssea da coluna, quadril e pernas, o que pode ajudar a prevenir osteoporose. Numerosos estudos têm mostrado que a atividade física de sustentação de peso tem um efeito positivo na densidade mineral do osso. Ossos que são fortes podem lidar com mais stress e são menos propensos a fraturas. The National Osteoporosis Foundation's Physican's recomenda exercício de peso e de fortalecimento regular, tanto para a prevenção da osteoporose e saúde em geral. Você não pode se preocupar com a osteoporose ainda, mas agora é um ótimo momento para começar a trabalhar na prevenção.
Finalmente, o agachamento pode ajudar a desenvolver algumas curvas impressionantes.
Um mito que ainda prevalece hoje é que o agachamento machuca os joelhos e coloca muita pressão sobre a região lombar. Estas declarações são bastante irônica - é realmente mais perigoso não agachar do que é se agachar, contanto que você saiba a mecânica correta e usar a boa forma em todos os momentos. Se você deixar de exercitar seus quadríceps e isquiotibiais, na verdade, você é muito mais propenso a sofrer lesões durante as atividades do dia-a-dia.
O agachamento é a melhor escolha de exercício para a perna. Até o momento, não vimos nenhuma evidência de que o agachamento pode contribuir para lesões.
Claro que, como acontece com qualquer exercício ou atividade, você pode se machucar se não for cuidadoso, onde, a cartilagem do joelho pode ser espremida e torcido, resultando em desgastes e eventual colapso. Com boa forma e aumento gradual na intensidade, no entanto, o agachamento é um dos exercícios mais seguros que você vai realizar.

Máquinas x Pesos Livres
Embora as máquinas são normalmente considerados mais seguros, o treinamento com pesos livres oferece várias vantagens. Primeiro, os pesos livres aumentam o benefício de transferência para as atividades diárias funcionais e desempenho esportivo. Não vivemos nossas vidas sentados em máquinas de leg press ou máquinas de extensora de perna e certamente não praticamos esportes em máquinas Smith. Em segundo lugar, muitos músculos secundários que estabilizam o tronco são chamados no jogo de equilíbrio e controle ao utilizar pesos livres. Além disso você vai conseguir uma maior amplitude de movimento ao utilizar pesos livres.

Referências
BYRD, R., et al. Prediction the caloric cost of the parallel back squat in women; Journal od Strength and Conditioning Research 10(3): 184-185, 1996

LAYNE, J. E. Nelson, M. E. The effects of progressive Resistence training on bobe density: a review. Medicine & Science in Sports & Exercise 31(1): 25-30, 1999.

National Osteoporosis Foundation physican's guide to prevention and treatment of osteoporosis, 1998.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário