Cabeçalho

Cabeçalho

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Açúcares

Quando há um rápido aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea pela ingestão de alimentos de altoíndice glicêmico, como é o caso dos açucares, o pâncreas libera grandes quantidades de insulina na  corrente sanguínea para retirar o excesso. Em decorrência desta ação, 3 problemas cruciais pode ocorrer.
  1. 1. Rápido aumento dos níveis dos níveis de insulina durante o dia afeta os centros de controle do apetite no cérebro através de respostas hormonais. Em decorrência, a pessoa sentirá mais fome e muitas atacam a geladeira imediatamente e comem o que vier à frente. Isso pode se tornar um círculo vicioso e o primeiro passo para a obesidade.
  2. A ingestão de alimentos de alto índice glicêmico faz com que a insulina liberada por estes retire a maior parte da glicose do sangue, sobrando pouco para a produção de energia para o seu treinamento, causando um fenômeno conhecido como hiploglicemia, ou seja, queda de glicose na corrente sanguínea. O próximo passo de um organismo em estado hipoglicêmico é reagir imediatamente nos centros nervosos que provocam a fome e sinalizar para que este se alimente  e repare o débito energético. Provoca também o sono para que se conserve o pouco glicogênio restante. É muito comum ver atletas bocejando durante o treino; provavelmente, estão experimentando sintomas de hipoglicemia por não terem se alimentado convenientemente antes do treino.
  3. A insulina pode estimular o armazenamento de gordura e a produção de lipoproteína lipase (LPL), enzima que trabalha no armazenamento de gordura. Quando aumentam os depósitos de gordura, insulina e LPL são liberados mais facilmente e em maior quantidade. esta forma, quanto mais gorda uma pessoa se torna, mais insulina e mais LPL são liberadas e mais apto se torna o corpo em armazenar gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário