Cabeçalho

Cabeçalho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dietas rápidas de perda de peso

O desejo de perder peso rápido e facilmente torna muitas pessoas vulveráveis a dietas da moda já que elas podem ser arriscadas e nutricionalmente desiquilibradas. A maneira mais segura de perder peso é limitar a ingestão calórica fazendo uma dieta balanceada e aumentando a atividade física. Algumas dietas ignoram a importância de refeições balanceadas para uma nutrição adequada, excluindo ou restringindo o consumo de carboidratos, gordura e proteína.
O carboidrato, na forma de glicose, ajuda a manter a função normal do sistema nervoso, isso porque o tecido nervoso tem unicamente a glicose como combustível para gerar energia. Consumir quantidades adequadas de carboidratos diariamente previne a depleção das reservas de glicogênio e a síntese de glicose das proteínas do corpo (efeito poupador de proteína). Quando as reservas de glicogênio estão esgotadas, as necessidades de glicose do corpo são satisfeitas por meio da quebra de proteína muscular, isso leva à perda de tecido magro em vez de gordura. Quando os carboidratos são restritos, ácidos graxos livres são mobilizados do tecido adiposo em quantidade maior do que aquela que pode ser metabolizada pelo corpo. As dietas que limitam ou excluem totalmente o consumo de carboidratos produzem uma rápida perda de peso, quando o consumo é baixo as reservas de glicogênio muscular são esgotados rapidamente. Para cada grama de carboidrato, 3 g de água são armazenadas no corpo. Desse modo, quando as reservas de glicogênio são esgotadas, a perda de água leva à dramatica perda de peso, porque cada litro de água pesa aproximadamente 0,90 Kg. Entretanto, o peso é reposto rapidamente quando o consumo de carboidrato retorna ao normal.

Portanto, se o seu objetivo é perder peso procure um nutricionista e um bom profissional da Educação Física, em vez de procurar "dietas milagrosas de revistas", pois cada corpo reage de um modo e para cada pessoa existe uma dieta e um treino específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário